Fundação João Fernandes da Cunha - Eventos Culturais, Biblioteca, Centro turístico - Salvador Bahia
contatos
Tel: (71) 3328-0522
ZAP: +55 71 9681-0449
e-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com
Fundação João Fernandes da Cunha

Fundação
João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Biblioteca

conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Visita

venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha

rss fundação joão fernandes da cunha

/ Notícias

Museus comemoram aniversário de Salvador

Atividades são gratuitas e realizadas no MAM, MAB, Palacete das Artes e Udo Knoff.

Em comemoração aos 474 anos da cidade de Salvador, celebrado na quarta-feira (29), quatro museus da capital baiana apresentam programação especial, com exposições, música e rodas de conversa. As atividades são gratuitas.

·         Confira a página especial em homenagem ao aniversário de Salvador

·         Museu Udo Knoff lança exposição em homenagem aos 474 anos de Salvador

·         Entenda 15 expressões do baianês que você precisa conhecer ao circular pelas ruas da capital

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) abre a exposição "Uanga", do artista baiano J Cunha; o Museu Udo Knoff apresenta “Cidade Rosa: Alteridade, Diversidade e Performance”, do artista Wagner Lacerda.

Além disso, o Palacete das Artes realiza apresentações de Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba); e o Museu de Arte da Bahia (MAB) lança uma exposição virtual e faz um bate-papo com o historiador Rafael Dantas e o fotógrafo e artista visual Diego Sei sobre o tema "Salvador 474 anos e os 100 anos da festa de Iemanjá".

Confira detalhes das programações

O Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, promove uma exposição virtual e um bate-papo presencial. A exposição "Salvador, Memória das Águas" do fotógrafo e artista visual Diego Sei e da arquiteta e urbanista Camila Novaes será lançada no Instagram do MAB, na quarta.

Na quinta-feira (30), a roda de conversa sobre o tema "Salvador 474 anos e os 100 anos da festa de Iemanjá", será com o historiador Rafael Dantas e o fotógrafo e artista visual Diego Sei, e acontece às 17h, na Biblioteca de Artes José Pedreira do MAB.

Localizado no Solar do Unhão, o MAM apresentará uma retrospectiva da vida do artista baiano J Cunha, de 1960 a 2023. J Cunha criou figurinos para o Grupo Viva Bahia, Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Bloco Afro Ilê Aiyê.

Para compor o acervo da exposição "Uanga", que significa encantamento na língua bantu, foram retirados da casa do artista três caminhões de obras e peças entre telas, documentos, e instalações referentes à cultura negra e indígena. A abertura da exposição acontece no dia 29 de março, às 18h, e permanecerá para visitação gratuita até setembro.

No Pelourinho, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica lança a exposição “Cidade Rosa: Alteridade, diversidade e performance” em parceria com o professor doutor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Wagner Lacerda.

Com curadoria de Ricardo Biriba, a exposição é composta por 20 obras, incluindo imagens fotográficas impressas em canvas, pinturas em acrílico sobre tela, vídeos, instalações e projeções. A abertura acontece no dia 29 de março, às 15h.

Já o Palacete das Artes, localizado no bairro da Graça, vai comemorar a data com apresentações musicais de Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). A Opus Lumen, na quarta às 17h e a camerata Quarteto Novo, na quinta (30), às 16h.

Além de apreciar a música, o público poderá conferir também a exposição “As poéticas visuais de Juarez Paraiso”, que permanece aberta para visitação com mais de 90 obras de sete décadas de vida do multiartista Juarez Paraíso.

LEIA TAMBÉM:

·         Da Praia da Preguiça ao Solar do Unhão: conheça pontos da Avenida Contorno que tornam a região atrativa para baianos e turistas

·         Conheça restaurantes de Salvador que fazem sucesso entre celebridades

·         #MeuLugarFavorito: culinarista Preta diz que Salvador lhe deu 'tampa e panela' e vê Feira de São Joaquim como seu local preferido

 

 ·        Confira a página especial sobre o aniversário de Salvador

Clique aqui e veja fotos antigas e recentes de Salvador

Fonte g1 Bahia.

 

 

 

Criação de Sites - Allan Carvalho
Fundação João Fernandes da Cunha
Largo do Campo Grande n° 8 – Campo Grande – CEP 40.080-121 – Salvador – Bahia – Brasil
Telefone: (71) 3328-0522 ZAP: +55 71 9681-0449
E-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com